Programação cultural e Agenda de eventos de Mariana

27/12/2016 |

ENCONTRO REGIONAL EVANGÉLICO EM MARIANA SIGLA: EREM

Encontro de evangélicos, com ministrações de grandes pregadores e pastores, shows musicais, apresentação de corais e dança.

Local: Praça dos Ferroviários, Mariana

Data: Abril

FESTIVAL DA VIDA

O Festival da Vida apresenta a programação em sintonia com a Campanha da Fraternidade, proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento tem como objetivo oferecer espetáculos de qualidade como: shows, palestras, oficinas, exibição de filmes, teatro educativo em escolas públicas municipais, além de democratizar a cultura.

Local: Praça da Estação, Mariana

Data: Maio

FESTA DA PANELA DE PEDRA SABÃO DE CACHOEIRA DO BRUMADO

FESTA DA PANELA DE PEDRA SABÃO DE CACHOEIRA DO BRUMADO

A festa tem por finalidade desenvolver o turismo local e divulgar a vocação do distrito para o artesanato de

tapetes em cinzal e trabalhos em pedra sabão. Além disso, o distrito possui uma bela Cachoeira que encanta a

todos. À noite acontecem shows.

Local: Praça Principal de Cachoeira do Brumado, Mariana

Data: Julho

FESTIVAL DE INVERNO DE OURO PRETO E MARIANA – FÓRUM DAS ARTES

O evento busca contribuir com o desenvolvimento local, por meio da democratização da cultura e da possibilidade de engajamento das comunidades. O Festival ocupa ruas, praças, prédios históricos e áreas externas das cidades, configurando-se como um dos mais importantes do calendário mineiro no campo da cultura, sendo o propulsor do debate sobre as manifestações artísticas das duas primeiras capitais de Minas Gerais. Possui uma programação cultural com oficinas, palestras, cursos e shows.

Local: Ouro Preto e Mariana

Data: Julho

DIA DE MINAS

O Dia de Minas é comemorado anualmente no dia 16 de Julho, data do descobrimento do 1º Arraial, 1ª Vila, 1ª Cidade, 1ª Capital e sede do Bispado e Arcebispado de Minas Gerais, que é a cidade de Mariana. Paralelamente acontece a Semana de Minas com celebrações cívicas. A programação contempla espaços abertos (praças) e fechados (teatro, ateliês, templos, outros), com várias atrações gratuitas culminando com a solenidade de transferência simbólica da Capital do Estado para Mariana e entrega da Medalha do Dia de Minas, ocasião em que o Governador comparece juntamente com o seu Secretariado.

Local: Praça Minas Gerais, Mariana

Data: Julho

FESTA DE SÃO CAETANO

A festa tem a característica de movimentar o distrito através da participação de romeiros, apresentações musicais e muita religiosidade.

Local: Praça Principal do Distrito de Monsenhor Horta, Mariana

Data: Agosto

FESTA DE SÃO LUÍS REI DA FRANÇA – PADROEIRO DE ÁGUAS CLARAS

A Festa do Padroeiro São Luís Rei da França é uma manifestação popular dos moradores do sub-distrito de Águas Claras da Cidade de Mariana que há anos vem sendo celebrada. Nesta festa, acontecem novena, santa missa com a procissão percorrendo toda a rua e shows na praça local.

Local: Praça Principal de Águas Claras, Mariana

Data: Agosto

FEIRA MULTISETORIAL

Exposição de comerciantes locais, música ao vivo, demonstrações de produtos e venda. A Feira Multisetorial como o próprio nome diz, é uma feira aonde reúnem vários setores comerciais, segmentos econômicos, de saúde, segurança e alimentação da cidade. Há exposição de artesanatos, carros, móveis, decoração, comércio em geral. Espaço para a Polícia Militar mostrar seu trabalho e atuação, espaço para vigilância sanitária divulgar campanhas de conscientização e outros departamentos públicos se apresentarem também.

Local: Centro de Convenções Alphonsus de Guimaraens, Praça Juscelino Kubitschek, Mariana

Data: Agosto

INVERNO DE PASSAGEM

Mais que mera realização de eventos, o Inverno de Passagem de Mariana destina-se a mobilização da comunidade para entendimento da cultura e do turismo como fatores de desenvolvimento e geração de trabalho e renda. O evento conta com apresentações musicais, teatros, danças e outros.

Local: Adro da Igreja Nossa Senhora da Glória, Mariana

Data: Agosto

FESTA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

Evento que envolve a religiosidade e conta com shows musicais e barraquinhas de comidas tipicas.

Local: Distrito de Santa Rita Durão, Praça Principal de Santa Rita Durão, Mariana

Data: Setembro

MOSTRA DE TEATRO DE BONECOS DA CIA NAVEGANTE

A Mostra de Teatro de Bonecos propõe constituir um espaço de encontro, diálogo, pesquisa e promoção da linguagem teatral com bonecos. Numa região de ascendente visibilidade no campo das artes cênicas, este evento reúne artistas de teatro de bonecos em sua variedade: marionetes, fantoches, mamulengos, bonecos de balcão e caixas de teatro lambe-lambe. A Mostra coloca em prática a integração de fato entre os artistas, estudantes e a comunidade local. Há oficina de bonecos, apresentação dos oficineiros, espetáculos, intervenções, exposições, show, mostras e debates.

Local: Prç. Cláudio Manoel, Prç. Dr. Gomes Freire e Ateliê Catin Nardi, Mariana

Data: Setembro

FESTIVAL DE CUSCUZ

O evento foi assim nomeado devido à variedade de sabores oferecidos na ocasião (cuscuz de frango, bacon e doce). O Festival de Cuscuz de Sumidouro (Padre Viegas), intrega a programação das festividades comemorativas do aniversário do distrito e conta ainda com shows.

Local: Distrito de Padre Viegas, Praça Principal de Padre Viegas, Mariana

Data: Outubro

ENCONTRO DE CORAIS – VOZES QUE CANTAM

Apresentaçõ es de corais, concertos e homenagens a musicos ilustres da cidade. O “Encontro de Corais de Mariana”, que se realiza todos os anos, no mês de novembro, tem o objetivo principal de valorizar, incentivar e divulgar a música instrumental-vocal, abrindo espaço para o crescimento dos grupos formados na cidade de Mariana, seus Distritos e cidades vizinhas. Atualmente o “Vozes que Cantam” jà acontece em 03 (três) dias, sexta-feira, sábado e domingo. Na sexta-feira da programação, sempre acontece o Concerto de Abertura, quando se traz à Mariana, uma atração no gênero orquestra-coral; no sábado, acontece a apresentação de um segundo concerto e no domingo, o Grande Encontro com a participação dos Corais da Cidade, dos Distritos e de especiais convidados de cidades vizinhas.

Local: Cine Teatro Mariana – SESI, Rua Frei Durão, nº 22 – Centro – Mariana

Data: Novembro

Compartilhe a página nas redes sociais:
Compartilhe essa p%aacute;gina por email: Compartilhe essa p%aacute;gina no Stumble Upon Compartilhe essa p%aacute;gina no Digg this Compartilhe essa p%aacute;gina no Facebook Compartilhe essa p%aacute;gina no Twitter

Category: >eventos, Mariana

Sobre o autor ()

Comments are closed.