CORPUS CHRISTI

[ 0 ] 15/06/2016 |

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo[1]) é um evento baseado em tradições católicas realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma “Festa de Guarda” onde a participação da Santa Missa neste dia é, para os católicos, obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.” É recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo (cânone 395).

Em muitas cidades portuguesas e brasileiras, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas “cidades históricas”, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.

Nas cidades de Minas Gerais

A vocação religiosa do povo mineiro, traduzida na emoção das celebrações e na beleza das procissões, está expressa por todo o Estado. Além disso, cidades como Caxambu, São Lourenço, Extrema, Camanducaia, Capitólio, Santana do Riacho, Alfenas, Poços de Caldas e Araxá destacam-se pela referência na atração de visitantes, que vêm ao Estado em busca do turismo religioso.

No Circuito das Águas, Caxambu e São Lourenço comemoram o feriado de Corpus Christi. Em Caxambu, as celebrações acontecem no Poliesportivo Júlio Garcia, a partir das 5h do dia 22, com procissão saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Consolação. Já em São Lourenço, as comemorações seguem do dia 22 até o dia 25 de maio. Além do calendário religioso com missas e procissões, a cidade recebe a 1ª Mostra de Orquídeas por todo o feriado e uma edição do programa Minas ao Luar, no sábado, dia 24, sábado.

Nos municípios de Extrema e Camanducaia, localizados no Circuito Serras Verdes do Sul de Minas, as celebrações religiosas começam logo pela manhã do dia 22 e seguem por toda a tarde com missas, procissões e adoração do Santíssimo.

Já na cidade de Capitólio, no Circuito Turístico Nascentes das Gerais, a preparação para a celebração do Corpus Christi começa logo no início da semana. São missas e confissões voltadas para grupos específicos, como escolas, órgãos públicos e comércio. No dia 22, a festa do Corpus Christi é realizada a partir das 8h da manhã com a Exposição do Santíssimo Sacramento, terminando às 16h com a procissão solene.

 

Compartilhe a página nas redes sociais:
Compartilhe essa p%aacute;gina por email: Compartilhe essa p%aacute;gina no Stumble Upon Compartilhe essa p%aacute;gina no Digg this Compartilhe essa p%aacute;gina no Facebook Compartilhe essa p%aacute;gina no Twitter

Category: *Corp.CHRISTI

Sobre o autor ()

Faça um comentário