Dia de Finados ou Dia dos Mortos

[ 0 ] 02/11/2016 |

O Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado em 2 de novembro. No Brasil, esta data é um feriado nacional. A celebração de Finados é bastante importante para algumas religiões, principalmente para a Igreja Católica, que considera esta data como um momento especial de homenagem a todos os entes queridos que já morreram. Nesta data, o movimento nos cemitérios é intenso, pois muitas pessoas vão deixar flores e fazer orações nos túmulos de familiares ou amigos.

Em inglês, o Dia de Finados é traduzido para All Soul’s Day (“Dia de Todas as Almas”, na tradução literal para o português). O Dia de Finados é antecedido pelo Dia de Todos os Santos (1º de novembro), outra data que se dedica a homenagear a alma de todas as “pessoas santas” e mártires anônimos ao redor do mundo.

Mensagem para o Dia de Finados

Meu Deus, que no Teu Reino
Quem parte antes de mim
Encontre a paz na Tua eternidade
E bondade sem fim.
E para quem fica,
Que não falte o conforto
De saber que um dia
Nos Teus braços há de se encontrar.
Que hoje nossos corações
Se encham de amor e alegria
Ao recordar aqueles que já partiram,
Mas que pela Tua glória
Continuam vivendo.
Pois quem em Ti acredita, Senhor,
Jamais morre! Amém!

Origem do Dia de Finados

Desde o século XII o Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica em 2 de novembro. E, desde o século XI, os papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX já obrigavam aos cristãos a dedicarem um dia por ano a rezarem pelos que já faleceram e que não era lembrados. No entanto, desde o século I os cristãos têm o costume de rezar por seus mortos. Neste período, as pessoas iam às catacumbas e túmulos para rezar pelos que morreram sem martírio, com esperança de terem suas almas salvas. A partir do século IV, a Igreja começou a incluir em suas celebrações a “Memória dos Mortos” – um momento de orações dedicadas a todos os que faleceram.

O Dia de Finados é celebrado no dia 2 de novembro porque no dia 1º de novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos – data que celebra todos os que morreram em estado de graça, mas que não tiveram a oportunidade de serem canonizados ou que não são lembrados em orações por ninguém.

Afficher l'image d'origine

Em Belo Horizonte e região metropolitana, mais de 300 mil pessoas devem visitar os cemitérios.

Compartilhe a página nas redes sociais:
Compartilhe essa p%aacute;gina por email: Compartilhe essa p%aacute;gina no Stumble Upon Compartilhe essa p%aacute;gina no Digg this Compartilhe essa p%aacute;gina no Facebook Compartilhe essa p%aacute;gina no Twitter

Category: *FINADOS

Sobre o autor ()

Faça um comentário