26ª Festa Nacional do Pequi em Montes Claros

[ 0 ] 14/12/2016 |

A 26ª edição da Festa Nacional do Pequi começa nesta quarta-feira (14), na Praça da Matriz de Montes Claros (MG). O evento deste ano é intitulado “Sertão Gastrobeer” e a proposta é que a festa seja um encontro de expressões culturais distintas, reunindo estilos musicais diferentes, bem como comidas e bebidas regionais típicas e artesanato.
Na cerimônia de abertura, receitas que levam o fruto que caracteriza o Norte de Minas serão distribuídas gratuitamente no Centro Cultural. De acordo com informações da Secretaria de Cultura, na quinta-feira (15) acontecerá uma noite gospel, com apresentações religiosas de artistas da terra. Na sexta-feira (16), é a vez da moda de viola. Em uma homenagem a Tião Carreiro, os violeiros trarão a música caipira ao espaço. No sábado (17), shows de artistas regionais que trazem a cultura montes-clarense e, no domingo (18), concertos de Natal serão interpretados por artistas do Conservatório Lorenzo Fernandez (CELF).

Para o secretário de cultura, Carlos Muniz, a programação realizada na Praça da Matriz engrandece o circuito cultural da cidade e atende toda a comunidade. “Ter uma festa em um lugar tão central e bonito, como a Matriz, fica uma festa mais intimista, regional e com cara de evento histórico. Quem visitar a praça vai comer arroz com pequi, ouvir música regional, conhecer artesanatos, então apostamos que vai ser realmente a cara de Montes Claros”, argumenta.

Muniz explica que, este ano, os festivais não foram incluídos na programação. O concurso de pratos de arroz com pequi e o Festival de Música do Pequi, já tradicionais dentro da festa, foram adiados por conta de dificuldades financeiras. “Como as pessoas que participam têm que ser valorizadas com bons prêmios, tivemos que adiar os concursos. É um momento de crise e de dificuldades para o Brasil como um todo, além de ser uma fase de transição de prefeitos. Então decidimos economizar, mas, ao mesmo tempo, não deixar o evento de fora do calendário”, explica o secretário.

Confira a Programação
14/12      21h: Abertura oficial no Centro Cultural
22h: Shows musicais

15/12      20h: Noite Gospel

16/12      20h: Noite da Viola, Homenagem a Tião Carreiro. Apresentação do terno de folia Estrela Guia

17/12      20h: República Casa Nova
21h30: Simone Santana e Roberto Mont’Sá
23h: Raparigas do Bonfim

18/12     13º Concerto de Natal – 15 anos da Orquestra Sinfônica de Montes Claros

26ª Festa Nacional do Pequi em Montes Claros

Compartilhe a página nas redes sociais:
Compartilhe essa p%aacute;gina por email: Compartilhe essa p%aacute;gina no Stumble Upon Compartilhe essa p%aacute;gina no Digg this Compartilhe essa p%aacute;gina no Facebook Compartilhe essa p%aacute;gina no Twitter

Category: =festival CULTURAL, =GASTRONOMIA, Montes Claros

Sobre o autor ()

Faça um comentário