Parque Florestal dos Campos Altos no município de Campos Altos

[ 0 ] 16/01/2014 |

Parque Estadual Campos Altos

Criado através do Decreto nº 43.909, de 5 de novembro de 2004 e está localizado no município de Campos Altos.

Area corresponde a 782,67 hectares com situação fundiária regularizada.

Apesar do nome, a cobertura vegetal de todo o Parque Estadual dos Campos Altos é de floresta densa, apresentando árvores e copas altas, típica de uma Floresta Estacional Semidecidual, e não vegetação de campo. O nome desta Unidade de Conservação coincide com o nome do município onde ele se encontra: Campos Altos, no Alto Paranaíba mineiro. Outra razão seria a alusão à vegetação mais típica da região, mas não ocorrente no Parque: os campos limpos e campos cerrados.

Patrimônio Natural
O Parque é praticamente todo recoberto por florestas estacionais, onde se destacam espécies arbóreas como a peroba rosa, jequitibá rosa, peroba de gomo, e as ameaçadas de extinção, como canela sassafrás e a palmeira palmito, ambas as espécies muito comuns na unidade de conservação.

A cobertura florestal contínua permite a presença de rica fauna, destacando-se entre outros mamíferos, o caititu, o queixada, o tamanduá bandeira e a onça parda, estando essas duas últimas espécies ameaçadas de extinção. A avifauna caracteriza-se, predominantemente, por espécies florestais, como o olho-de-fogo-do-sul, o dançarino e o gritador, entre outras.
Uma particularidade da unidade é a presença de afloramentos de rochas dolomíticas em seu interior, recobertos pela floresta densa e proporcionando a existência de grutas e sua fauna associada.

Infraestrutura
A sede do Parque Estadual dos Campos Altos funciona atualmente junto ao escritório da Agência Avançada do IEF de Campos Altos, pois ainda não existem benfeitorias ou infraestrutura para receber turistas no interior da UC, razão de ainda se encontrar fechado para visitantes.

Endereço da Sede Administrativa
Rua Cornélia Alves Bicalho, 411, Centro – Campos Altos/MG – CEP: 38.970-000
Telefone: (34) 3426-0988
E-mail: luciano.cardoso@meioambiente.mg.gov.br (Luciano Régis Cardoso – gerência)

Como chegar
De Belo Horizonte, tomar a BR 262 em direção ao Triângulo Mineiro ou Uberlândia, seguindo por essa rodovia por aproximadamente 270 Km, até encontrar o acesso à cidade de Campos Altos, onde poderá ser procurada a Sede do Parque para maiores informações. Distância de Belo Horizonte: 270 km

fonte: http://www.ief.mg.gov.br/component/content/201?task=view

Compartilhe a página nas redes sociais:
Compartilhe essa p%aacute;gina por email: Compartilhe essa p%aacute;gina no Stumble Upon Compartilhe essa p%aacute;gina no Digg this Compartilhe essa p%aacute;gina no Facebook Compartilhe essa p%aacute;gina no Twitter

Category: <Parque FLORESTAL, Campos Altos, Córrego Danta, Ibiá, Pratinha, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gotardo

Sobre o autor ()

Faça um comentário