Parque Florestal da Lagoa do Cajueiro no município de Matias Cardoso

[ 0 ] 17/01/2014 |

Parque Estadual Lagoa do Cajueiro

Criação: Decreto nº 39.954, de 8 de outubro de 1998.

Área: 20.500 hectares

Município de abrangência: Matias Cardoso.

Descrição:
Parque Estadual da Lagoa do Cajueiro foi criado com o objetivo de proteger a significativa área de cobertura vegetal e o conjunto formado pelo espelho d’água das lagoas marginais do rio São Francisco. A ilha do Cajueiro e o próprio rio São Francisco são os elementos referenciais na região do Parque.

A flora tem espécies de formação florestal perenifólia, da caatinga arbórea (mata xerófila caducifólia), carrasco, campos de dreno, pastos artificiais em estágio de recomposição natural e macrófitos.

Na área do parque está situado o afloramento do Grupo Bambuí, subgrupo Paraopeba, formações Lagoa do Jacaré e Serra da Saudade. O relevo deve-se ao ciclo erosivo Velhas e por processos de erosão e sedimentação. Apresenta extensas planícies ligada a calha do Rio São Francisco.

A fauna da região é um reflexo da grande diversidade local e a maioria dos animais que compõe a fauna regional são de pequeno porte. Os que alcançam maior tamanho são a anta, a onça pintada, a sucuri, o jacaré-do-papo-amarelo, o tamanduá e o lobo-guará. O Parque também conta com abundante avifauna e numerosas espécies de répteis, anfíbios e peixes.

Sede Administrativa
IEF – Regional Alto Médio São Francisco
Endereço: rua 13 de Maio, 970 – Vila Fátima – Januária
Telefone: (38) 3621-2611
e-mail: eramsfsup@ief.mg.gov.br

 

Compartilhe a página nas redes sociais:
Compartilhe essa p%aacute;gina por email: Compartilhe essa p%aacute;gina no Stumble Upon Compartilhe essa p%aacute;gina no Digg this Compartilhe essa p%aacute;gina no Facebook Compartilhe essa p%aacute;gina no Twitter

Category: <Parque FLORESTAL, Gameleiras, Itacarambi, Jaíba, Manga, Matias Cardoso, São João das Missões

Sobre o autor ()

Faça um comentário