Parque Florestal da Mata Seca no município de Manga

[ 0 ] 17/01/2014 |

Parque Estadual Mata Seca

O Parque Estadual da Mata Seca está localizado no município de Manga e sua área correspondente é de 15.360,07 hectares. A unidade foi criada através do Decreto Nº 41.479 de 20 de dezembro de 2000. Posteriormente, o parque foi ampliado através do Decreto Nº 45.043 de 12 de fevereiro de 2009.

A criação da unidade ocorreu a partir da necessidade de se proteger um ambiente de mata seca na margem esquerda do Rio São Francisco, como condicionante ambiental do Projeto de Irrigação Jaíba, conforme processo COPAM nº 339/01/97. O PE Mata Seca compõe o Sistema de Áreas Protegidas de Jaíba, juntamente com outras seis unidades localizadas na margem direita do Velho Chico.

Floresta Caducifólia Decidual, conhecida como Mata Seca deu origem ao nome da Unidade, cuja vegetação apresenta enormes espécimes de Cavanilesia arbórea, a Barriguda, arvore símbolo da Mata Seca, bem como diversas espécies de cactáceas e crassuláceas.

Infraestrutura
A unidade possui 3 casas as quais estão ainda sem condições de uso e não possui serviços de telefone nem internet, sendo a comunicação feita apenas via rádio.

Visitação
Apesar do parque ainda não ser aberto à visitação, encontra-se nele alguns pontos de interesse turísticos, tais como: a Caverna da Lavagem com mil metros de galeria, dois lajedos com vegetação tipicamente cactácia, trilhas pela Mata Seca e lagoas marginais do Rio São Francisco.

Horário de funcionamento
Telefones: (38) 9113-1578 (38) 9996-3482 (gerente)

Emails: jlv60@yahoo.com.br     jose.luiz@meiambiente.mg.gov.br (José Luiz – gerência)

Como chegar
Saindo pela BR 040 em direção a Brasília, seguir pela BR 135 em direção a Curvelo, passando por Montes Claros, Januária e Itacarambi. Logo, seguir de Itacarambi a Manga pela mesma BR 135, passar por São João das Missões, percorrer mais 5 km de terra e entrar à direita. Continuar seguindo 5 km até a futura entrada do parque de Itacarambi. Deste ponto até a primeira entrada do parque são 26 km, sendo apenas 15 deles asfaltados. O acesso da cidade de Manga segue a Rua do ABB ll km até a sede da UC.  Distância de Belo Horizonte: 650 km
 

Compartilhe a página nas redes sociais:
Compartilhe essa p%aacute;gina por email: Compartilhe essa p%aacute;gina no Stumble Upon Compartilhe essa p%aacute;gina no Digg this Compartilhe essa p%aacute;gina no Facebook Compartilhe essa p%aacute;gina no Twitter

Category: <Parque FLORESTAL, Juvenília, Manga, Matias Cardoso, Miravânia, Montalvânia, São João das Missões

Sobre o autor ()

Faça um comentário