Parque Florestal da Serra Negra no município de Itamarandiba

[ 0 ] 18/01/2014 |

O Parque Estadual da Serra Negra foi criado pelo Decreto Estadual nº 39.907 de 22 de setembro de 1998 e possui atualmente uma área total de 13.654 hectares. O objetivo de sua criação foi de:
– Proteger a grande quantidade de nascentes nele existente de vital importância para as regiões do Alto Médio Jequitinhonha conhecidas por seu problema de estresse hídrico;
– Contribuir para preservação do patrimônio genético, protegendo amostras da diversidade biológica da área;
– incentivar o turismo como alternativa econômica para a região com sérios problemas sociais;
– Reduzir o impacto da atividade carvoeira na área;
– Proteger uma incrível diversidade de ecossistemas com áreas de mata atlântica, campo rupestre, cerrado e mata de galeria.

O Parque Estadual da Serra Negra está localizado no Vale do Jequitinhonha no Município de Itamarandiba, distando 33 km da sede do município. O perímetro da área encontra-se delimitado com marcos geográficos, porém totalmente aberto sem nenhuma cerca .

A unidade possui uma via interna de circulação que dá acesso a antiga torre de transmissão da TV Leste, sendo que este local é considerado um dos pontos mais altos da região com mais ou menos 1.581 metros de altitude, onde se pode desfrutar de uma vista espetacular de um mar de montanhas que forma a região.

Parque Estadual Serra Negra

Patrimônio natural
A cobertura vegetal nativa é composta por cerrado, campo rupestre e mata atlântica. Podem ser identificados no local espécies de ingá-branco, pau-d’óleo, pau-d’arco, braúna, vinhático, vinheiro, sucupira, canela de ema, velózias, orquídeas e várias espécies endêmicas das famílias melastomataceae, eriocaulaceae, poaceae (gramíneas), dentre outras. Cabe ressaltar que algumas pesquisas realizadas no parque comprovam o alto endemismo para grupos de samambaias, orquídeas e velozias. Integram ainda cobertura vegetal nativa as matas de galeria que se encontram em bom estado de conservação, devido à dificuldade de acesso à sua área central.

A fauna é bastante diversificada, podendo citar a ocorrência de alguns exemplares de animais raros na região e até ameaçados de extinção tais como o lobo guará, guigor, barbado ou guariba, suçuarana, catitu e jaguatirica, bem como se observam também a presença de paca, capivara, quati, tatu, roedores diversos, veado, teiú e várias espécies de avifauna.

O Parque inclui-se na Cadeia do Espinhaço, dominando a paisagem local com o seu relevo montanhoso e aparência escura, quando vista de longe. Deve-se a este fator o nome da Serra e do próprio Parque.

O entorno da unidade é predominantemente ocupado por plantações de eucalipto e pastagens. As propriedades são de pequeno e médio porte, sendo que possuem alguns moradores que sobrevivem de pequenas plantações de subsistência nas chamadas grotas incrustadas entre as serras.

As matas remanescentes e Campo Rupestres abrangidos pela área encontram-se em bom estado de conservação, especialmente aquelas localizadas na região denominada Buracão. Nas montanhas e em locais de solo arenoso, crescem verdadeiras florestas de canelas de ema que, nessa região chegam a ultrapassar 3 metros de altura.

Em relação aos atrativos turísticos, o parque possui mirantes, orquidários naturais, grutas e inúmeras cachoeiras.

Infraestrutura  
O parque não possui estruturas físicas necessárias e adequadas de apoio à gestão e ao uso público. A sede administrativa do parque funciona na cidade de Itamarandiba, em um espaço cedido pela Prefeitura Municipal, junto da sede da Agência Avançada do IEF.

Visitação
Ocorre o controle parcial de visitação em apenas uma área da UC, onde o Parque Estadual Serra Negra recebe visitantes durante todo o ano. Estas visitas devem ser agendadas previamente junto à administração do parque.

Horário de funcionamento: 08:30 às 17:30 horas (domingo a domingo)

Endereço da Sede Administrativa:
Rua Tiradentes, 308 – Centro – Itamarandiba -MG.
Telefone: (38) 3521-2312 / (31) 9107-7642
Email: parque.serranegra@meioambiente.mg.gov.br
wanderlei.lopes@meioambiente.mg.gov.br (gerência)

Como chegar
Saindo de Belo Horizonte pela BR 040 sentido Brasília, passar por Paraopeba, logo, seguir a BR 135, sentido Curvelo. Chegando a Curvelo, seguir a BR 259 para Diamantina e, depois de Diamantina pegar a BR 367 até a altura do KM 115. Entrar à direita sentido Carbonita na BR 451 até Itamarandiba. Chegando a Itamarandiba, o acesso ao parque é possível seguindo por mais 33 km de estrada de terra municipal que liga a cidade ao Distrito de Padre João Afonso e chegar ao Parque.

Distância de Belo Horizonte: 513 km

fonte: http://www.ief.mg.gov.br/noticias/3306-nova-categoria/1756-parque-estadual-da-serra-negra-

 

Compartilhe a página nas redes sociais:
Compartilhe essa p%aacute;gina por email: Compartilhe essa p%aacute;gina no Stumble Upon Compartilhe essa p%aacute;gina no Digg this Compartilhe essa p%aacute;gina no Facebook Compartilhe essa p%aacute;gina no Twitter

Category: <Parque FLORESTAL, Aricanduva, Capelinha, Carbonita, Coluna, Felício dos Santos, Frei Lagonegro, Itamarandiba, Rio Vermelho, São Sebastião do Maranhão, Senador Modestino Gonçalves, Veredinha

Sobre o autor ()

Faça um comentário