Trem “Maria Fumaça” em Rio Acima

[ 0 ] 29/12/2016 |

Trilhos da Grande BH contam agora com uma maria-fumaça. A cidade de Rio Acima, localizada a 39 quilômetros da capital, resgata uma tradição mineira com um passeio turístico de trem. A locomotiva foi adquirida por meio de uma parceria entre a prefeitura e a empresa Centro de Referência Ambiental e Turística (Crat), do empresário Flavio Iglesias.

Batizada de Elizabeth na usina de Timbó, na Paraíba, o trem já transportou 30 vagões de cana-de-açúcar antes de vir para Minas Gerais. Rio Acima é agora a nova casa da locomotiva, que tem características de guerra. Ela foi fabricada em 1924, na empresa alemã Orenstein & Koppel. O modelo é o único em operação no Brasil e um dos mais antigos.

Ao todo, foram investidos cerca de R$ 3 milhões no projeto, com reformas da linha férrea e da estação, contratação dos estudos de viabilidade e implantação, compra dos carros de passageiros e a construção da garagem que vai abrigar o trem.

As emoções do novo passeio com o Trem das Cachoeiras começam antes mesmo de a viagem começar. Quando o turista chegar para o passeio nos fins de semana, é recebido por uma atração local (musical ou folclórica) na estação ferroviária. Antes de entrar no trem, o bilheteiro irá “marcar” a entrada do passageiro.

O trajeto do passeio é de sete quilômetros, indo da estação ferroviária até o bairro Labareda. A duração prevista é de 30 a 40 minutos. A maria-fumaça, que rodará com velocidade máxima de 20 km/h, irá passar pelo Pontilhão, bastante conhecido em Rio Acima, a cachoeira central Samsa e vai beirar o rio das Velhas em todo o curso.

Enquanto isso, dentro dos três carros de passageiros, com capacidade para até 44 pessoas, cada, possui uma comissária que, além de apresentar o percurso, vende quitutes da culinária mineira e artesanato local, valorizando as tradições da região.

A ideia de levar o trem turístico para Rio Acima começou em 2007, quando o empresário Flavio Garcia Iglesias Fernandes atuava na área de ferrovia. Ele solicitou à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) um estudo de viabilidade para implantar passeios turísticos desse tipo na cidade. “A intenção foi trazer mais uma atração para o município, que tem como âncora o ecoturismo, com cerca de 80 cachoeiras”, disse o empresário.

Para o secretário Municipal de Planejamento, Álvaro Azevedo, a locomotiva vai dar nova vida à cidade. “Essa é uma opção nova de entretenimento e lazer para a população local e turistas. Estamos gerando qualidade de vida para as pessoas que moram aqui”, ressalta.

Segundo ele, o trem não se resume apenas a um passeio de meia hora, mas vai agregar valores ao município, gerando renda e empregos. Ainda de acordo com o secretário, os carros são muito seguros e atendem às exigências da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).

Trem  Maria Fumaça na cidade de Rio Acima

Compartilhe a página nas redes sociais:
Compartilhe essa p%aacute;gina por email: Compartilhe essa p%aacute;gina no Stumble Upon Compartilhe essa p%aacute;gina no Digg this Compartilhe essa p%aacute;gina no Facebook Compartilhe essa p%aacute;gina no Twitter

Category: >atraçoes, <circuito TREM, Belo Horizonte, Itabirito, Raposos, Rio Acima, Santa Bárbara

Sobre o autor ()

Faça um comentário