Gavião-carijó (Rupornis magnirostris)

[ 0 ] 29/12/2016 |

O gavião-carijó (Buteo magnirostris ou Rupornis magnirostris) também é conhecido pelos nomes de anajé, gavião-indaié, inajé, ripino, indaié e pega-pinto,[2] é um gavião da família dos acipitrídeos, encontrado em diferentes ambientes, ocorrendo do México à Argentina e em todo o Brasil.

A espécie possui cerca de 36 cm de comprimento, com plumagem variando de cinza a marrom e negro nas partes superiores, peito cinza, asas com base das primárias ferrugíneas, partes inferiores barradas de canela, cauda com quatro ou cinco faixas escuras, ceroma, íris e tarsos amarelos. Alimenta-se geralmente de insetos e aranhas, além de pequenos vertebrados. No Brasil é a espécie de gavião mais abundante.

O gavião-carijó vive em casais que constroem ninhos com cerca de meio metro de diâmetro no topo de árvores. A postura de em média 2 ovos é depositada sobre um revestimento de folhas secas e incubada pela fêmea. Durante este período de cerca de um mês, a fêmea é alimentada pelo macho.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gavi%C3%A3o-carij%C3%B3

20130418104926_Gaviaocarijo_Rupornis_magnirostris

Compartilhe a página nas redes sociais:
Compartilhe essa p%aacute;gina por email: Compartilhe essa p%aacute;gina no Stumble Upon Compartilhe essa p%aacute;gina no Digg this Compartilhe essa p%aacute;gina no Facebook Compartilhe essa p%aacute;gina no Twitter

Category: >FAUNA, Diamantina

Sobre o autor ()

Faça um comentário