Caratinga Pedra Itaúna
Pedra Itaúna
A Pedra Itaúna, situada na cidade de Caratinga, em Minas Gerais, no Brasil, além de ser um dos cartões-postais da cidade, é um local utilizado para a prática de esportes radicais como rapel e escalada.
“Itaúna” é um termo de origem tupi que significa “pedra negra”, através da junção dos termos itá (“pedra”) e un (“preto”).
Possui várias vias e é bastante usada para prática de voo livre, com duas áreas de pouso, rampa de decolagem natural e várias rampas. A melhor época para a prática é o mês de agosto, com longas térmicas onde se predomina o vôo do relevo montanhoso que envolve Caratinga, podendo proporcionar a seus visitantes uma vista de toda a cidade.
O Pico da Itaúna, tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal por seu valor paisagístico vinculado ao conjunto arquitetônico da Praça Cesário Alvim, está a 1.135 metros de altitude em relação ao nível do mar e aproximadamente quinhentos metros acima da cidade. Esta área, além de cartão-postal, é importantíssima devido à grande diversidade de seu ecossistema.
« Previous Image | Full-Size Image | Main Gallery Page | Next Image »