GV açucareira
A partir do cultivo da cana de açúcar, foi criada a Companhia Açucareira Rio Doce (CARDO), que se tornou uma importante referência da história econômica local. Foi um empreendimento mantido pela Companhia Belgo Mineiro para a produção de açúcar e álcool, efetivada em 1948, com a finalidade de produzir para o consumo interno e exportação, chegando a produzir 600 sacos de açúcar e dez mil litros de álcool por dia.
Esta companhia foi desativada por volta de 1978. A Açucareira, como é chamada, constituía uma indústria de grande importância na região. O imóvel está situado às margens do Rio Doce, em uma área plana e cercada. O referido imóvel foi tombado pelo conselho deliberativo do Patrimônio Cultural de Governador Valadares em abril de 2001.
Quando a empresa Eletromig – Construções e Montagens era proprietária do imóvel, utilizava a área para almoxarifado, oficina e garagem. Hoje o imóvel pertence ao Município, e é utilizado como espaço para festas, como a Festa da Fantasia, nacionalmente conhecida, além de poder ser destinado para fins culturais.
Other Images in this Gallery
- Pico do Ibituruna