Folia de Reis ou Reisado: em homenagem ao nascimento de Cristo

01/12/2016 |

Os reis magos Melchior, Baltasar e Gaspar são o tema da folia, que acontece no período de festas, entre 24 de dezembro e 06 de janeiro. Durante a festa, o líder e seu contramestre lideram a música e o canto do grupo, passando pela cidade e visitando a casa das pessoas, onde são entoadas profecias e palavras escritas pelos profetas.

A folia faz alusão às visitas dos reis no nascimento de Cristo. As festas folclóricas de Minas Gerais traduzem o espírito de celebração e de luta do povo mineiro, com todas as suas influências e heranças culturais. São festas ricas de ritmo, fé e sorrisos, garantindo boas surpresas para os visitantes.

Festa de Santos Reis – Folia de Reis – Dia 6 de janeiro

Nesta data, os católicos celebram o Dia dos Santos Reis – Gaspar, Melchior e Baltazar, também chamados de Reis Magos (Magos eram conhecedores de Astronomia). Há mais de seis séculos, existem sinais de Devoção aos Santos Reis, considerados padroeiros da saúde e da prosperidade familiar.

A história desses homens, ricos e poderosos, é descrita no evangelho de São Mateus. Ele conta que os Magos, vindo do Oriente, acreditaram que uma estrela brilhante no céu mostrava o local de nascimento de Jesus e, seguindo-a, chegaram a Belém, onde encontraram, num estábulo, o Menino Jesus, Maria e José.

Na visita ao Menino Jesus, os Magos levaram oferendas: Melchior, o mais velho, ofertou o ouro, como símbolo da nobreza de Jesus. Gaspar, o mais jovem, ofereceu incenso, representando a Divindade de Jesus, e Baltazar, o Rei Negro, ofertou mirra, demonstrando o significado da imortalidade, apesar da Paixão e Morte que Jesus vivenciaria.

O primeiro livro a interpretar a viagem dos Reis Magos é do monge carmelita Johan Von Hildesheim, e data da segunda metade do século XIV.

A representação da visita dos Santos Reis à Sagrada Família pode ser encontrada em vitrais, pinturas, esculturas em sarcófagos, objetos de decoração, obras literárias e documentos. Na catedral de Colônia, Alemanha, há um magnífico sarcófago onde são guardadas relíquias dos Santos Reis. Este local se tornou um centro de peregrinação, desde 1165. O uso das imagens dos Santos Reis em presépios se deu a partir de 1484.

Manifestações Culturais Típicas regionais em homenagem ao Menino Jesus e a Santos Reis

Folias de Reis – As Folias de Reis, herdadas dos portugueses são as manifestações mais comuns desta data comemorativa em todo o Brasil. Em Minas Gerais, apresentam-se conforme as respectivas regiões culturais e estão presentes em diversos municípios.

As Folias de Reis visitam as casas nas áreas urbanas, sítios e fazendas, entre vinte de dezembro e seis de janeiro. Seguindo a tradição, o proprietário abre a porta e recebe a bandeira da Folia.

Em seguida, o proprietário passa com a bandeira por todos os cômodos da casa, pedindo saúde, proteção e prosperidade. Depois a devolve ao bandeireiro e a Folia continua a cantoria homenageando os Santos Reis em frente ao presépio da família. Após a reza, o dono da casa oferece café com quitandas ou um jantar aos foliões, amigos, visitantes e acompanhantes. Após a comida, todos dançam e cantam, brincando com todas as pessoas que ali estão.

Em cada região cultural mineira, essas manifestações têm suas peculiaridades nas danças, cantorias e brincadeiras. Além do mestre e foliões, variam o número de personagens caracterizados, a função de cada um durante a caminhada e demais apresentações, bem como variações nas denominações, ritmos, músicas e versos cantados, que contam a história da viagem e visita dos três Reis Magos à gruta de Belém. As folias são sempre acompanhadas por viola, violão, rabeca, caixa, pandeiro, sanfona e reco-reco. Diversos grupos utilizam uma toalha bordada em torno do pescoço como insígnia de Santos Reis. Destacam-se, ainda, as máscaras artesanais utilizadas pelos personagens das folias.

Afficher l'image d'origine

Compartilhe a página nas redes sociais:
Compartilhe essa p%aacute;gina por email: Compartilhe essa p%aacute;gina no Stumble Upon Compartilhe essa p%aacute;gina no Digg this Compartilhe essa p%aacute;gina no Facebook Compartilhe essa p%aacute;gina no Twitter

Category: -Folia de Reis, =Festa POPULAR

Sobre o autor ()

Comments are closed.