O povo indígena Xukuru-Kariri em Minas Gerais

[ 0 ] 15/12/2013 |

A etnia Xukuru-Kariri é oriunda do nordeste do Brasil. O Povo Xukuru-Kariri é oriundo do município de Palmeira dos Índios, em Alagoas. Após muitos conflitos de terra e mortes de índigenas, algumas famílias se mudaram para Ibotirama e depois para Glória, na Bahia. Também fugindo de conflitos nessas localidades, alguns integrantes deste grupo, que tem como líder José Satiro, vieram, em 1998, para Minas Gerais. Ainda em 1998, os Xukuru-Kariri solicitaram à Funai a compra de uma terra para o grupo em MG. Atualmente o grupo vive no município de Caldas, na região sul do Estado.

Xucuru Kariri
População: cerca de 170
Local: município de Caldas
Reserva: Fazenda Boa Vista – 100 hectares

Nota: dezesste famílias chegaram ao sul de Minas em 2001 depois de serem expulsos de Palmeira dos Índios, AL. As famílias foram assentadas em terras doadas pelo governo federal.  Antes de se estabelecerem em Caldas passaram algums anos no município de São Gotardo, região do Alto Paranaíba.

Xukuru-Kariri

Compartilhe a página nas redes sociais:
Compartilhe essa p%aacute;gina por email: Compartilhe essa p%aacute;gina no Stumble Upon Compartilhe essa p%aacute;gina no Digg this Compartilhe essa p%aacute;gina no Facebook Compartilhe essa p%aacute;gina no Twitter

Category: .Povos INDIGENAS, .Xucuru-Cariri

Sobre o autor ()

Faça um comentário