Parque Florestal Serra do Sobrado no município de São José da Lapa

[ 0 ] 18/01/2014 |

vista-da-serra-do-sobrado-gildemar-santos

Criação: Decreto Estadual nº 45.509, de 25 de novembro de 2010`

Área: 383,6040ha e perímetro de 12.977,93m

Localização: município de São José da Lapa

Descrição: A área do Parque Estadual Serra do Sobrado faz parte da bacia do Ribeirão da Mata, afluente da margem esquerda do Rio das Velhas, pertencente à bacia do Rio São Francisco. A Serra do Sobrado constitui um divisor de águas, que drena afluentes da margem direita do Ribeirão da Mata e afluentes da margem esquerda do Córrego Inácia de Carvalho e do Ribeirão das Areias. O Ribeirão das Areias, localizado mais ao sul do PESS, é afluente da margem esquerda do Ribeirão da Mata. Ocorrem ainda lagoas e áreas brejosas, associadas à drenagem.

A cobertura vegetal do PESS é constituída pelas formações florestais das Florestas Decíduas (Matas Secas) nas encostas com solos mais rasos e pela Floresta Semidecídua nas áreas mais altas e solos mais profundos. Entre estas áreas temos a presença de gramíneas exóticas, que vem do histórico do uso antrópico desta área.

Os remanescentes de Florestas Estacionais Decíduas sobre solos originários a partir de rochas do embasamento cristalino por si só constituem sistemas ímpares na região e por isso requerem proteção, sendo que desempenha um importante papel na manutenção da fauna local.

O Parque Estadual Serra do Sobrado não está aberto a visitação.

fonte: http://www.ief.mg.gov.br/parque-estadual/1413

Compartilhe a página nas redes sociais:
Compartilhe essa p%aacute;gina por email: Compartilhe essa p%aacute;gina no Stumble Upon Compartilhe essa p%aacute;gina no Digg this Compartilhe essa p%aacute;gina no Facebook Compartilhe essa p%aacute;gina no Twitter

Category: <Parque FLORESTAL, Confins, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, São José da Lapa, Vespasiano

Sobre o autor ()

Faça um comentário