Parque Florestal da Serra do Papagaio nos municípios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto

[ 0 ] 18/01/2014 |

Criação: Decreto nº 39.793, de 5 de agosto de 1998.

Área: 22.917 hectares.

Municípios de abrangência: Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto.

Descrição:
Parque Estadual da Serra do Papagaio abriga um importante remanescente de Mata Atlântica do Estado. Localizado na Serra da Mantiqueira, possui formações mistas de campos, matas e áreas de enclave com matas de araucária.

Na unidade de conservação, concentram-se as nascentes dos principais rios formadores da bacia do Rio Grande, responsável pelo abastecimento de grandes centros urbanos do sul de Minas.

Por do Sol

Engloba importantes conjuntos montanhosos das Serras do Garrafão e do Papagaio, apresentando cerca de 50% da área com declividade acentuada e altitudes acima de 1.800 m. As encostas mais elevadas localizam-se no sul (Morro da Mitra do Bispo com 2149m) e ao sudoeste (Pico do Bandeira com 2357m na Serra do Papagaio). Situa-se numa área de rochas ígneas ácidas, representadas por granitos de granulação fina e grosseira. Interliga-se, geograficamente, com a porção norte do Parque Nacional do Itatiaia, permitindo uma proteção mais efetiva da flora e da fauna, por compor um conjunto montanhoso contínuo, legalmente preservado.

O Parque é uma importante reserva de diversas espécies de mamíferos, aves e anfíbios, convivendo e se reproduzindo graças á riqueza de ambientes e abrigos existentes. Destacam-se o mono carvoeiro, o lobo-guará, o papagaio do peito roxo e a onça parda.

Sede Administrativa:
IEF – Regional Sul
Endereço: 
Praça Quintino Bocaiúva, 68 – Centro – Varginha
Telefone: (35) 3221-4666/4716
e-mail: erssup@ief.mg.gov.br

fonte: http://www.ief.mg.gov.br/areas-protegidas/211?task=view

 

Compartilhe a página nas redes sociais:
Compartilhe essa p%aacute;gina por email: Compartilhe essa p%aacute;gina no Stumble Upon Compartilhe essa p%aacute;gina no Digg this Compartilhe essa p%aacute;gina no Facebook Compartilhe essa p%aacute;gina no Twitter

Category: <Parque FLORESTAL, Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte, Pouso Alto

Sobre o autor ()

Faça um comentário