12ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto

[ 0 ] 19/06/2016 |

Festival de cinema que tem como foco a preservação do patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação.

12ª CineOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO

A CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto chega a sua 12ª edição, de 21 a 26 de junho de 2017, maior e mais convicta do seu papel – ser instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação. O patrimônio cultural das imagens é um dos eixos mais importantes da memória e identidade sociocultural de um País – ação estratégica e fundamental para o desenvolvimento da nação, portanto, deve integrar a vida social e política do Brasil, que reúne expressivo patrimônio audiovisual, representativo de sua cultura, história, arte e manifestações da sociedade.

Estrutura sua programação em três temáticas de atuação: preservação, história e educação. Apresenta-se como importante foco irradiador da cultura com a oferta de uma programação abrangente e gratuita que inclui além da exibição de mais de 60 filmes em pré-estreias, retrospectivas e mostras temáticas, homenagens a personalidades do audiovisual, oficinas, workshops internacionais, debates, seminário, exposições, lançamento de livros, shows e atrações artísticas que ocupam três espaços Ouro Preto: Cine Vila Rica (plateia de 700 lugares), Centro de Convenções (sede do evento, cine-teatro, auditórios, galpão cine bar show, ações de formação e reflexão) e Praça Tiradentes que é a praça principal da cidade recebe a instalação do Cine BNDES na Praça( 1000 lugares).

12ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto

O eixo temático da 12ª CineOP será Quem conta a História no cinema brasileiro? Na Temática Preservação, o enfoque será “Emergências Digitais” e a entrega do Plano Nacional de Preservação, na temática histórica “Quem conta a História? Olhares e identidades no cinema brasileiro e na Educação, “Emergências Ameríndias”.

A 12ª CineOP presta homenagens a dois nomes de destaque na cena audiovisual brasileira: Antônio Leão, pesquisador, colecionador, colaborador em inúmeras restaurações e autor de obras de referência – é o maior dicionarista e enciclopedista cinematográfico e Cristina Amaral – uma das principais montadoras do cinema brasileiro e uma de suas personalidades mais fortes e, ainda, celebra os 30 anos de um projeto que é referência nacional e internacional – o Vídeo nas Aldeias que nos convida a investigarmos a história de imagens e sons produzidos sobre os diferentes povos indígenas e nos questionar sobre seu lugar em nosso patrimônio.

A preservação do cinema e do audiovisual, a iminência de perda de obras do cinema brasileiro, a evolução das técnicas de restauração, o impacto da era digital, o intercâmbio, as estratégias de ação, o conhecimento e troca de experiências dão a tônica às discussões da CineOP.

Realiza em suas edições anuais o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros que vai reunir mais de 100 profissionais de vários Estados do País que com o propósito de debater questões pertinentes a preservação do patrimônio audiovisual digital e, juntamente com a ABPA – Associação Brasileira de Preservação Audiovisual fazer a entrega do Plano Nacional de Preservação Audiovisual com a realização de diálogos que tem como meta a participação do Ministério da Cultura e da cadeia produtiva do audiovisual.

O evento sedia e promove também o Encontro da Educação: IX Fórum da Rede Kino (Rede Latina Americana de Cinema e Educação) que nesta edição pretende se tornar um espaço fecundo para criar condições para a emergência da produção audiovisual da questão indígena, uma luta contra diferentes forma de opressão como invisibilidade. A mais produtiva é o esquecimento ou ignorância de sua existência.

Destacamos também duas iniciativas que estabelecem diálogo direto com a cidade, beneficiando comunidades e escolas e acadêmicos – o programa Cine-Expressão – A Escola vai ao Cinema que oferece sessões Cine-Escola, debates, lançamento de livros para estudantes e educadores da rede pública de ensino de Ouro Preto e distritos beneficiando mais de 3000 alunos e parceria com a UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto, em que alunos e professores tem vaga garantida nas oficinas de capacitação, no Encontro de Arquivos e Encontro da Educação e, ainda, estudantes podem se candidatar a vaga de estágio para atuar na produção e atendimento ao evento.

A CineOP se constitui um fórum único e privilegiado de discussões e reflexões do patrimônio cinematográfico brasileiro ocupando lugar de destaque no cenário nacional de festivais e mostras de cinema e referência em outros países pela sua proposta inédita e emergente – tratar o cinema como patrimônio em diálogo com a educação. Em 2011, recebeu o Prêmio de Preservação da Academia Brasileira de Cinema. Em 2015 celebrou uma década de existência e editou uma publicação colaborativa registrando os avanços e acontecimentos históricos do setor da preservação no período 2006-2015, e agora, em 2017 se prepara para o lançamento do Plano Nacional de Preservação. Frutos de um processo de amadurecimento, de ações colaborativas a favor da formação, do debate, da pesquisa, do acesso, da difusão de conteúdos dos mais variados, porque na CineOP, tratamos cinema como patrimônio.

Convidamos você para integrar e marcar presença na 12ª CineOP – um espaço de encontro e convergência de profissionais e instituições de vários segmentos que trabalham com a imagem em movimento, cinema e educação, visando à cooperação, troca de informações e experiências nos diferentes campos de atuação. Um espaço de vanguarda para conhecer, assistir, debater, falar de cinema. Um espaço para percorrer caminhos, renovar olhares e formas de pensamento.

As imagens constituem valores, cultura, ethos de um povo, das civilizações, nações.
E as ações de preservação retratam o modo de vida de uma sociedade.

Programação Completa :

http://www.cineop.com.br//programacao/programacao-completa

Local: Ouro Preto

Data: 21 à 26/06 2017

10º-Mostra-Internacional-de-Cinema-de-Ouro-Preto

Compartilhe a página nas redes sociais:
Compartilhe essa p%aacute;gina por email: Compartilhe essa p%aacute;gina no Stumble Upon Compartilhe essa p%aacute;gina no Digg this Compartilhe essa p%aacute;gina no Facebook Compartilhe essa p%aacute;gina no Twitter

Category: =festival CINEMA, Ouro Preto

Sobre o autor ()

Faça um comentário