Estrada Real pelo Caminho Velho

[ 0 ] 16/09/2013 |

Roteiro por:  Caminho Velho – 710 KM – 27 TRECHOS

Com muitas histórias para contar, o Caminho Velho foi a primeira via aberta oficialmente pela Coroa Portuguesa para o tráfego entre o litoral fluminense e a região mineradora.

São localidades de cultura típica de Minas Gerais, um combinado entre as raízes indígenas, africanas e europeias. Essa riqueza é responsável por atrativos como a arquitetura única de Ouro Preto, a gastronomia reconhecida internacionalmente de Tiradentes, as grandes estâncias hidrominerais do Circuito das Águas e a cultura latente de Paraty.

Os 710 km do Caminho Velho são divididos em 27 planilhas, onde em cada um dos trechos o turista terá a possibilidade de viver boas experiências. Dos 710 quilômetros 10% estão asfaltados (75,5 km), 1,5% de calçamento (10 km) e 6% de trilha (38 km). Os outros 82,5% são de estrada de terra (586,5 km)

Trecho de asfalto ou trilha

  1. Ouro Preto – São Bartolomeu = 18 km de trilha
  2. São Bartolomeu – Glaura = 3 km de trilha
  3. Glaura – Cachoeira do Campo = 7,5 km de asfalto
  4. Cachoeira do Campo – Santo Antônio do Leite = 5 km de asfalto
  5. Pequeri – São Brás do Suaçuí = 3 km de trilha
  6. Lagoa Dourada – Prados = 3 km de trilha
  7. Tiradentes – São João del-Rei = 10 km de calçamento
  8. São João del-Rei – São Sebastião da Vitória = 11 km de trilha
  9. Capivari – Itamonte = 4,5 Km de trilha
  10. Passa Quatro – Garganta do Embaú = 1 km de trilha
  11. Garganta do Embau – Vila do Embau = 10 km de asfalto
  12. Vila do Embau – Guaratinguetá = 7 km de asfalto
  13. Guaratinguetá – Cunha = 22 km de asfalto
  14. Cunha – Paraty = 24 km de asfalto *

O turista tem que ficar muito atento no campo de observações das planilhas, principalmente nos trechos de trilha, onde ele terá informações do estado da trilha e a possibilidade de fazê-la, como por exemplo, se tem como percorrê-la com alforje, além de informações de como é possível evitá-las. Dentre as trilhas de grande dificuldade está a que liga Ouro Preto a São Bartolomeu.

Para quem vai percorrer no sentido Ouro Preto – Paraty terá a altimetria a seu favor, pois ela sai de 1.200 metros para o nível do mar. Mesmo assim o percurso todo oscila com subidas curtas e longas, num total de 320 quilômetros, sendo as mais marcantes entre Capela do Saco e Carrancas e entre Guaratinguetá e Cunha. Em boa parte dos percursos existe poucas opções com áreas sombreadas, principalmente entre São João del-Rei e Cruzília.

Para quem vai percorrer no sentido Paraty – Ouro Preto terá a altimetria como inimigo, pois ela sai do nível do mar para 1.200 em Ouro Preto. Mesmo assim, o percurso todo oscila com subidas curtas e longas, num total de 319 km, sendo as mais marcantes entre Paraty e Cunha, Vila do Embau e Passa Quatro e São Bartolomeu e Ouro Preto.

* Atenção!!!  A estrada que liga Cunha a Paraty está fechada diariamente das 17:30 às 07:30 devido ao trecho que passa no Parque Estadual Serra do Mar.

fonte: http://www.institutoestradareal.com.br

Caminho Velho

Compartilhe a página nas redes sociais:
Compartilhe essa p%aacute;gina por email: Compartilhe essa p%aacute;gina no Stumble Upon Compartilhe essa p%aacute;gina no Digg this Compartilhe essa p%aacute;gina no Facebook Compartilhe essa p%aacute;gina no Twitter

Category: <Estrada REAL, Baependi, Carrancas, Casa Grande, Caxambu, Congonhas, Cristiano Otoni, Cruzília, Entre Rios de Minas, Itamonte, Itanhandu, Lagoa Dourada, Ouro Preto, Passa Quatro, Pequeri, Pouso Alto, Prados, Santa Cruz de Minas, São Brás do Suaçuí, São João del Rei, São Lourenço, São Sebastião do Rio Verde, Tiradentes

Sobre o autor ()

Faça um comentário