Cerimônia do Descendimento da Cruz em São João Del Rei

[ 0 ] 14/04/2016 |

O dia da paixão e morte de Jesus Cristo é lembrado em celebrações nas igrejas de São João del Rei, no Campo das Vertentes. Desde a madrugada, com a Via Sacra em Matosinhos, até a noite, com a cerimônia do Descendimento da Cruz, os fieis terão oportunidade de refletir sobre o sofrimento e sacrifício de Jesus Cristo e o que representa na atualidade para os cristãos.

Às 6h, o grupo formado por jovens no Santuário Paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos encenou a Via Sacra até o Cruzeiro Luminoso. “A gente realiza esta Via Sacra há dez anos. Foram cerca de dois meses de pesquisa. É uma forma de evangelização que nós temos. O diferencial é ser feita por jovens, voltada com linguagem para eles e ainda mesclando com o tema da Campanha da Fraternidade. Participaram cerca de 30 pessoas, vestidas como na época, mas sempre inovando dentro de uma história tradicional”, explicou o coordenador do grupo, Lucas Silveira.

No início da tarde, por volta das 12h30, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, será proferido o Sermão das Sete Palavras pelo bispo emérito da Diocese de Campos (RJ), dom Roberto Gomes Guimarães. Ele falará sobre a agonia de Jesus na Cruz. Logo após, às 15h, haverá a solene ação litúrgica, com a liturgia da palavra, adoração da Santa Cruz e distribuição da Sagrada Comunhão.

E, finalmente, às 20h30 há o Sermão do Descendimento na escadaria da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, que terá como pregador o bispo emérito de Colatina (ES), dom Décio Sossai Zandonade. Além da presença do coro da Orquestra Ribeiro Bastos, há o Canto da Verônica e a presença dos figurados, que são personagens do antigo testamento desde Adão e Eva até Jesus.
Segundo o Padre Álisson Sacramento o sermão realizado durante a cerimônia do Descendimento da Cruz busca promover a reflexão nos fiéis uma vez que se trata de trazer para suas vidas o sofrimento de Cristo. “Esse é um momento é muito importante para todos nós, católicos. A nossa sensibilidade diante o sofrimento de Jesus é muito forte, o que nos leva muitas vezes a nos emocionar. Por isso, muitas pessoas fazem questão de participar desse ato”, explicou o padre.
Terminado o sermão sai a procissão do Enterro do Senhor, passando pela Praça Francisco Neves, Rua Monsenhor Gustavo, Praça Embaixador Gastão da Cunha, Rua Padre José Maria Xavier, Rua Dr. Balbino da Cunha, Rua Ministro Gabriel Passos, Rua Arthur Bernardes, Rua Marechal Deodoro, Rua Sebastião Sette e Rua Getúlio Vargas até a Catedral. Quando o corpo do Senhor morto chega à Catedral, a Orquestra novamente toca músicas em latim.

Confira a programação completa da Semana Santa na Diocese de São João del Rei.

Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar
8h: Mátinas e Laudes
8h30: Confissões – Igreja de Nossa Senhora do Rosário
12h30: Sermão das Sete Palavras – em memória da agonia do Divino Salvador na Cruz, será proferido o Sermão das Sete Palavras, proferido pelo bispo emérito da Diocese de Campos (RJ), Dom Roberto Gomes Guimarães
15h: Solene Ação Litúrgica, quando por determinação da Santa Sé, é realizada a coleta para conservação dos Lugares Santos.
20h30: Descendimento da Cruz: o comovente ato do Descendimento terá como pregador o bispo emérito de Colatina (ES), Dom Décio Sossai Zandonade. Seguida de procissão do Enterro do Senhor, passando pela Praça Francisco Neves, Rua Monsenhor Gustavo, Praça Embaixador Gastão da Cunha, Rua Padre José Maria Xavier, Rua Dr. Balbino da Cunha, Rua Ministro Gabriel Passos, Rua Arthur Bernardes, Rua Marechal Deodoro, Rua Sebastião Sette e Rua Getúlio Vargas até a Catedral.

Paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos
6h: Via Sacra da CF 2015, saindo do Santuário em direção ao Cruzeiro Luminoso.
10h: No Santuário, Confissão Comunitária para os adultos.
15h: No Santuário, Solene Ação Litúrgica.
20h: No Adro do Santuário, Paraliturgia do Calvário – Apresentação dos figurados.
20h30: Sermão, Descendimento da Cruz e Procissão do Senhor Morto.

Paróquia São Judas Tadeu
7h: Via Sacra externa saindo da Matriz.
10h: Confissão Comunitária.
15h: Solene Ação Litúrgica, constando de Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Santa Cruz e distribuição da Sagrada Comunhão.
*A partir das 8h até as 15h, a Capela ficará aberta para adoração dos fiéis.

Paróquia São Francisco
5h: Via Sacra com a participação da Pastoral Familiar e Setor Juventude
15h: Celebração da Paixão do Senhor
* Matriz de Nossa Senhora de Lourdes
* Comunidade do Bonfim
* Comunidade Nossa Srª. Aparecida
* Comunidade de Santa Efigênia
* Mosteiro São José

Paróquia São João Bosco
9h: Celebração Comunitária da Penitência
15h: Celebração da Paixão de Jesus
19h30: Descendimento da Cruz, Procissão do Senhor Morto (canto da Verônica)

Paróquia São José Operário
19h: Missa Solene da Ceia do Senhor, Sermão do Mandato e Cerimônia do Lava-Pés. Transladação do Santíssimo Sacramento para a Capela, onde será adorado pelo povo até a meia noite. E desnudação dos altares. (A escala dos horários estará no mural da Igreja.)
0h – Procissão do Fogaréu, saindo de frente o Salão Paroquial. A encenação da Ceia do Senhor será na Rua São João (esquina do supermercado Esquinão).

Cerimônia do Descendimento da Cruz em São João Del Rei

Compartilhe a página nas redes sociais:
Compartilhe essa p%aacute;gina por email: Compartilhe essa p%aacute;gina no Stumble Upon Compartilhe essa p%aacute;gina no Digg this Compartilhe essa p%aacute;gina no Facebook Compartilhe essa p%aacute;gina no Twitter

Category: *sem.SANTA, São João del Rei

Sobre o autor ()

Faça um comentário