Guia Turístico de ITAU DE MINAS – APRESENTAÇÃO

[ 0 ] 30/12/2016 |

Itaú de Minas é um município brasileiro situado no sudoeste do estado de Minas Gerais, inicialmente denominado Córrego do Ferro. Sua população estimada pelo IBGE para 1º de julho de 2015 era de 15 897 habitantes.

Possui uma área de 150,90 km² e situa-se a 20°45’22″ de latitude sul e 46°45’33″ de longitude oeste, tem sua altitude máxima, de 1 095 m, na cabeceira do Córrego Tebas e a mínima, de 712 m, na foz do Rio Santana. A cidade é cortada por duas rodovias estaduais, a MG-050 e a MG-344, que interligam a Região Metropolitana de Belo Horizonte ao interior paulista. Está a 363 km da capital mineira, a 375 km da cidade de São Paulo, e a 145 km da cidade Ribeirão Preto (SP).

Integra o Circuito Turístico Nascentes das Gerais, compreendendo a Serra da Canastra, região da nascente do Rio São Francisco, o Velho Chico. Situa-se a 50 km do Lago da Usina Hidrelétrica de Furnas, em uma região do estado mineiro, com cachoeiras, cânions, montanhas, além da paisagem natural da própria represa.

Itaú de Minas tem se destacado no cenário nacional, graças aos excelentes resultados recentemente alcançados em alguns importantes indicadores. Em 2016, o Observatório das Metrópoles, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), publicou o Índice de Bem-Estar Urbano (IBEU), com o propósito de oferecer a agentes governamentais, universidades, movimentos sociais e sociedade civil em geral mais um instrumento para avaliação e formulação de políticas urbanas para o país. Conforme o estudo citado, Itaú de Minas ocupa o nível mais elevado, ou seja, apresenta condições muito boas (0,925 pontos)[16], classificando-se como o 23º (vigésimo terceiro) melhor município, entre os 5565 municípios brasileiros analisados, e o 4º melhor, entre os municípios mineiros. O Índice de Bem-Estar Urbano (IBEU) considerou 5 (cinco) dimensões: mobilidade urbana, condições ambientais urbanas, condições habitacionais urbanas, atendimento de serviços coletivos urbanos e infraestrutura urbana.

Itaú de Minas (IDHM de 0,776), município situado no sudoeste de Minas Gerais, a 360 km da capital mineira, surgiu com o nome de Córrego do Ferro. 100% de suas crianças entre cinco e seis anos frequentam a escola e a expectativa de vida chega 76,7 anos. Sua história está misturada com a história de sua indústria cimenteira. No município, encontra-se a maior fábrica de cimento e cal da América Latina. E, confirmando sua vocação industrial, a região possui uma das mais importantes jazidas de calcário, administrada pelo Grupo Votorantim. Atualmente, além de sua infraestrutura industrial, destaca-se pelos seus eventos. A festa do Peão Boiadeiro, por exemplo, tem rodeios, shows musicais de artistas consagrados, parques de diversões e barracas.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ita%C3%BA_de_Minas

Itaú de Minas

Compartilhe a página nas redes sociais:
Compartilhe essa p%aacute;gina por email: Compartilhe essa p%aacute;gina no Stumble Upon Compartilhe essa p%aacute;gina no Digg this Compartilhe essa p%aacute;gina no Facebook Compartilhe essa p%aacute;gina no Twitter

Category: >cidades, Itaú de Minas

Sobre o autor ()

Faça um comentário