CONGONHAS pelo Caminho Religioso tem o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos

[ 0 ] 11/02/2014 |

Caminho Religioso da Estrada Real (CRER)

A série “Santuário de Congonhas” faz um percurso, primeiramente, por entre os passos e os profetas que compõem, com a igreja do Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas, um monumento espetacular reconhecido como patrimônio mundial e, depois, pela grande romaria que ali acontece durante o mês de setembro, congregando uma multidão de fiéis, no mais tradicional jubileu de Minas Gerais.

No adro da igreja, as doze estátuas de profetas do antigo testamento destacam-se no cenário do santuário. No interior das seis capelas dos passos encontram-se as sessenta e quatro imagens de madeira representativas da paixão de cristo. Verdadeiras obras-primas barrocas, os conjuntos escultóricos existentes nesse magnífico acervo foram realizados em pedra-sabão e cedro segundo o gênio criativo de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. A historiadora e pesquisadora da arte Myriam Ribeiro descreve em detalhes a beleza plástica e a força expressiva das esculturas, e, de forma inédita, revela as pinturas murais recentemente descobertas feitas pelo mais importante pintor do período colonial em Minas Gerais, Manoel da Costa Athaíde. Restauradores e jovens aprendizes falam da importância do trabalho de restauro ali realizado. Mas são principalmente a presença e a força da fé dos milhares de romeiros vindos de todos os lugares anualmente em Congonhas, pedindo graças ou agradecendo por aquelas alcançadas, que preservam o conjunto do santuário como um patrimônio cultural tão relevante para o estado, o país e o mundo como para a comunidade local.

As origens da devoção ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos e as fontes de inspiração para a construção do conjunto de congonhas remetem aos importantes santuários situados nas cidades de Matosinhos e de Braga, no norte de Portugal.

Essa série foi escolhida pela Unesco para fazer parte da exposição permanente no centro cultural que está sendo construído em Congonhas.

matriz da cidade de CONGONHAS

Compartilhe a página nas redes sociais:
Compartilhe essa p%aacute;gina por email: Compartilhe essa p%aacute;gina no Stumble Upon Compartilhe essa p%aacute;gina no Digg this Compartilhe essa p%aacute;gina no Facebook Compartilhe essa p%aacute;gina no Twitter

Category: <Caminho RELIGIOSO, Congonhas

Sobre o autor ()

Faça um comentário