Caxambu

[ 0 ] 17/12/2015 |

Caxambu: De origem negra, é uma espécie de batuque que parece ter começado ao longo das fazendas de café e que costuma ser chamado de jongo em outros estados. São usados exclusivamente instrumentos de percussão com participação de homens e mulheres, em pares ou grupos, fazendo evoluções fortes e sensuais.

Dança de origem africana que chegou ao Brasil através dos negros escravos bantos. Difundiu-se nas regiões cafeicultoras, o que explica a sua presença quase que exclusiva no sudeste do país. Em Minas Gerais é conhecida como dança do Caxambu, denominação dada também ao principal instrumento de percussão utilizado na dança, assim como tambu ou angona. Dentre os instrumentos, destacam-se o candongueiro, tambor pequeno, a puíta ou cuíca e o guaía, espécie de chocalho.
Para alguns estudiosos, é uma variante do Samba, em que os dançarinos, em roda, exibem passos e coreografias que exigem grande agilidade. A disputa entre os participantes, homens e mulheres, que vão ao centro da roda e executam passos difíceis de serem imitados, marca o ápice da dança. Desenvolveu-se em dois ritmos, um mais lento e outro mais rápido, e a música é cantada por um solista, ou mais, que tem respostas de um coro para os versos improvisados ou não, chamados “pontos”, marcados pela dificuldade de compreensão, uma vez que são enigmáticos e metafóricos.
A coreografia varia conforme a localidade. Em São Paulo, a dança se desenvolve em volta dos instrumentistas, sempre em roda e no sentido anti-horário.
Muito criativo e de difícil execução, o Jongo dá aos seus praticantes a fama de feiticeiros e detentores de poderes mágicos. Não há indumentária específica nem data para a sua realização. Entretanto, acontece normalmente nas festas em louvor ao santo de devoção.

Jongo

Compartilhe a página nas redes sociais:
Compartilhe essa p%aacute;gina por email: Compartilhe essa p%aacute;gina no Stumble Upon Compartilhe essa p%aacute;gina no Digg this Compartilhe essa p%aacute;gina no Facebook Compartilhe essa p%aacute;gina no Twitter

Category: -Caxambu, =Festa POPULAR

Sobre o autor ()

Faça um comentário