JORNADA MINEIRA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

[ 0 ] 10/09/2016 |

Organizada bienalmente pela Secretaria de Estado de Cultura, através do Iepha, a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural tem por objetivo promover o patrimônio cultural de Minas Gerais por meio da realização simultânea, em todo o Estado, de diversas ações integradas, como festivais, exposições, seminários, cursos e oficinas. Concebida como uma grande celebração, a Jornada procura fomentar e dar visibilidade às políticas de promoção e valorização dos bens culturais de Minas Gerais em toda a sua diversidade, incentivando o protagonismo dos municípios e da sociedade na preservação da sua memória e da sua história.

Por meio do tema, “Cidades, Regiões e Patrimônio”, a 5º edição pretende conhecer e reconhecer a diversidade de experiências sociais vivenciadas pelos grupos que compõem as muitas regiões culturais de Minas Gerais. Toda essa temática aponta para um dos grandes desafios que é colocado às políticas de proteção ao patrimônio na atualidade: a incorporação da diversidade de sujeitos, espaços e vivências culturais presentes nos diferentes territórios das cidades e nas várias regiões de Minas Gerais.

Ação pioneira no Brasil, a Jornada é uma iniciativa promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) desde 2009. O evento teve sua inspiração inicial na experiência francesa das Journées du Patrimoine. Naquele país, desde 1984, um final de semana repleto de atrações culturais é dedicado anualmente à valorização do patrimônio e à mobilização popular em torno de sua preservação.

Em Minas Gerais, a Jornada é desenvolvida anualmente durante todo o mês de setembro e conta com 12 modalidades de participação (Educação Patrimonial, Restauração, Encontro de Grupos das Culturas Populares, Seminário, Curso/Oficina, Exposição, Festival/Feira, Apresentação de Grupos de Dança, Grupos Musicais e Teatro, Publicação e Visitas Guiadas/Patrimônio de Portas Abertas).

A ideia é que cada município desenvolva, junto à comunidade local, ações voltadas à transmissão de valores culturais, resgate da memória e que sirvam de oportunidade para a sensibilização e o envolvimento da sociedade. “A Jornada é uma possibilidade de envolvimento da comunidade como um todo, no sentido de fortalecer a cidadania, o comprometimento com a preservação do patrimônio histórico, artístico e arquitetônico de nosso estado”, destaca o presidente do Iepha, Fernando Viana Cabral.

Data: Setembro

PROGRAMACÃO: http://jornada.mg.gov.br/index.php#galeria

Jornada Mineira do Patrimônio Cultural smal

 

Compartilhe a página nas redes sociais:
Compartilhe essa p%aacute;gina por email: Compartilhe essa p%aacute;gina no Stumble Upon Compartilhe essa p%aacute;gina no Digg this Compartilhe essa p%aacute;gina no Facebook Compartilhe essa p%aacute;gina no Twitter

Category: -FOLCLORE, =festival CULTURAL, Alvinópolis, Dionísio, João Monlevade

Sobre o autor ()

Faça um comentário