Guia Turístico de ENTRE FOLHAS – APRESENTAÇÃO
EM BREVE VISITAREMOS A CIDADE! 🙂
Entre Folhas é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Localizada nas proximidades do trajeto que seguia até Cuieté, conta-se que durante o pouso, à falta de água para as montarias e para o próprio uso, descobriu-se que os riachos que cortavam a região encontravam-se ocultos entre as folhas, obrigando os passantes a descobrir a águal escondida entre as folhas.
Pela lenda do Sargento Reis(consta de documentos escritos, que o Sargento Reis, embora se tenha registrado que se encontra sepultado no Cemitério de Cuieté, nunca tenha passado por Entre Folhas):
“Certa noite, arranchou-se aqui o Sargento Reis, da divisão de Cuieté. Muito cansado, deitou-se e dormiu profundamente. Quando acordou, ficou muito perturbado, pois entre as folhas, onde ele deitou estava uma enorme cobra. Caindo de joelhos, o Sargento Reis agradeceu a proteção Divina, reconhecendo que aquele fato era um verdadeiro milagre de Nossa Senhora do Rosário, a quem sempre recorria e honrava. Reis fez votos de que doaria a imagem e o sino para a igrejinha que iam construir naquele rancho. O rancho ficou conhecido como “Rancho da cobra Entre Folha”, depois “Entre as Folhas” e por fim “Entre Folhas”.
O sargento conseguiu que D. Pedro II doasse a imagem e o sino para a tão sonhada igrejinha. (Documentos escritos, corroborados pela história do Brasil, dão conta de que, D. Pedro I, por ocasião da iniciação do povoamento de Entre Folhas, já havia falecido e, D. Pedro II, estaria em idade tão tenra – nasceu D. Pedro II em 1825 -, que sequer usava calças curtas). A história do Sargento Reis, segundo informação contida em documento escrito por Orestes de Paiva, lider político local, fora difundida pelo pároco responsável pela construção da atual igreja matriz.
A exploração do território onde está a cidade de Entre Folhas foi iniciada em 1811 por Casemiro de Lanna. Internando-se aqui à procura de poaia, uma planta medicinal, encontrou-se com os índios Botocudos.
Entre Folhas era um rancho da estrada de Cuieté. Os soldados e os prisioneiros que, vindo de Ouro Preto, se dirigira, para o presídio de Cuieté, atravessavam o Rio Doce, passavam por Quartel do Sacramento, Passa-Dez, Entre Folhas, Inhapim, até chegarem a Cuieté.
O município foi emancipado em 27 de abril de 1992, desmembrado-se da cidade de Caratinga.
Segundo informações colhidas por Lazaro Denizart do Val em “Cronologia da Região do Caratinga” Domingos e Cassemiro de Lana, primeiros descobridores de nosso território vieram da região de Matipó passando pelo Vermelho Velho a partir de 1837.
Segundo o mesmo autor: “Desde 1837 iniciara-se o povoamento do atual município de Raul Soares e mais o menos nessa época, Casimiro e Domingos de Lana, possearam as matas virgens do Boachá, em direção ao Caratinga, que foi alcançado em 1848.
CLIQUE AQUI E VEJA O GUIA COMPLETO DA CIDADE!
fonte; http://pt.wikipedia.org/wiki/Entre_folhas
Category: >cidades, Entre Folhas, VALE DO AÇO