Circuito Mineiro da Queima do Alho em Arceburgo

[ 0 ] 17/06/2016 |

Começou no final de abril o “Circuito Mineiro da Queima do Alho”. Durante o ano todo, várias comitivas de tropeiros percorrem as cidades preparando pratos típicos e curtindo vários shows sertanejos.
Os tropeiros participam também de um concurso culinário, em que o vencedor é o cozinheiro que prepara a melhor refeição à moda dos tropeiros, no menor espaço de tempo.

O evento tem como objetivo resgatar a cultura e culinária regional dos tropeiros reúne comitivas de vários municípios. A expectativa é que durante todo o dia passem pelo local cerca de seis mil pessoas, segundo a organização do evento. Os visitantes e tropeiros podem adquirir os pratos com preços acessíveis. Toda a verba arrecadada nas barracas é destinada às entidades assistenciais da região.

ORGULHO DE SER CAIPIRA

Criado no ano de 1998, pela Associação dos Cavaleiros de Nova Resende, o Circuito Sul Mineiro da Queima do Alho tem se tornado uma referência nacional no que diz respeito às ações sociais e ao resgate cultural. As festas da Queima do Alho se tornaram verdadeiros pontos de encontro entre pessoas de todas as idades. São momentos de confraternização para trocar experiências, fazer doações, e, claro, contar “causos”, apreciar a saborosa comida mineira e ouvir a verdadeira música caipira de raiz, que por tantos anos embalaram os tropeiros em suas longas jornadas na lida com o gado ou no transporte de mantimentos.

Muitos ainda se lembram da época e da importância dos burros de carga e dos carros de bois que faziam o serviço hoje realizado pelos caminhões. Na música “Mágoa de Boiadeiro”, do eterno Sérgio Reis, ele descreve um pouco a transição desse período da história brasileira:
“Cada jamanta que eu vejo carregada,
transportando uma boiada,
me aperta o coração.
E quando olho minha traia pendurada
de tristeza dou risada
pra não chorar de paixão”

O Circuito Sul Mineiro da Queima do Alho não poderia ser mais bem sucedido por estar cumprindo um papel fundamental na preservação da memória do país. Inserido numa das regiões mais prósperas de Minas e do Brasil, onde o agronegócio é cada vez mais pujante, o circuito reúne várias cidades do Sul de Minas e Caconde, que apesar de estar no estado de São Paulo possui grande identidade com os mineiros.

As “Comitivas”, cada uma com um nome bastante peculiar, são as responsáveis pelo preparo dos pratos servidos ao público. Os eventos são realizados em espaços amplos, normalmente ligados ao setor como os parques de exposições agropecuárias.

17/06 em Arceburgo

Circuito Mineiro da Queima do Alho 2017

Compartilhe a página nas redes sociais:
Compartilhe essa p%aacute;gina por email: Compartilhe essa p%aacute;gina no Stumble Upon Compartilhe essa p%aacute;gina no Digg this Compartilhe essa p%aacute;gina no Facebook Compartilhe essa p%aacute;gina no Twitter

Category: :GASTRONOMIA

Sobre o autor ()

Faça um comentário