16ª Festa do PASTEL DE ANGU em Itabirito

[ 0 ] 04/09/2016 |

Em Itabirito, a Festa do Pastel de Angu é que movimenta a cidade e reúne centenas de turistas para experimentar a iguaria.

25 de setembro

O evento foi uma das atrações do Festival de Turismo, que certificou as pessoas que produzem Pastel de Angu no município. Na ocasião, barraquinhas foram montadas, com produtoras que preservam o modo de fazer o pastel, a fim de comercializar a iguaria que é registrada como Patrimônio Imaterial da cidade. Além de gastronomia, o evento coroou os participantes com a presença do grupo musical Cachaça com Arnica.

O prefeito Alex Salvador ressaltou o valor do trabalho artesanal. “Itabirito é uma cidade privilegiada por contar com tantas pessoas que mantém viva a tradição do trabalho feito à mão. Isso, com certeza, faz toda a diferença no produto final”. Foi o que afirmou também Aparecida dos Anjos Resende Pereira, uma das certificadas pela Prefeitura. “O segredo é o amor”, brinca. Junto à família, Aparecida conta que aprendeu a receita observando outras pessoas fazendo. “Eu comia e perguntava como fazia. Depois fui tentando fazer, até chegar ao ponto”. Hoje, o Pastel de Angu é fonte de renda. “É uma emoção muito grande ser certificada pelo município, pelo meu trabalho”, revela.pastel-de-angu-sou-noticia-itabirito

A gestora da divisão de Ação Cultural da Secretaria, Priscila Braga, enfatiza a necessidade de se preservar a cultura. “O evento trouxe uma nova concepção da Festa do Pastel de Angu, priorizando o modo de fazer a iguaria e certificando as produtoras que mantém viva a tradição. Esperamos que a comunidade nos ajude a preservar este bem da cidade, como guardiã do nosso patrimônio imaterial”.

Festa do PASTEL DE ANGU em Itabirito

Compartilhe a página nas redes sociais:
Compartilhe essa p%aacute;gina por email: Compartilhe essa p%aacute;gina no Stumble Upon Compartilhe essa p%aacute;gina no Digg this Compartilhe essa p%aacute;gina no Facebook Compartilhe essa p%aacute;gina no Twitter

Category: :GASTRONOMIA, Itabirito

Sobre o autor ()

Faça um comentário