Queijo do reino

[ 0 ] 16/06/2015 |

O queijo do reino[1] é uma variedade de queijo semiduro e maturado, que tem a forma arrendondada e casca avermelhada e cuja forma tradicional de apresentação é a embalagem de lata, geralmente vermelha.[2] Foi assim que surgiu o queijo do reino, que foi portanto o primeiro queijo curado industrializado do Brasil.

No período em que permaneceu no Brasil, a corte portuguesa importava queijos Edam da Holanda, via Portugal.[3] Mais tarde, na década de 1850, o português Carlos Pereira de Sá Fortes contratou dois técnicos holandeses para uma fábrica de laticínios na região de Santos Dumont, Minas Gerais, os quais começaram a produzir um queijo inspirado no Edam para suprir a demanda pelos «queijos dos nobres portugueses».[3][nota 1] A origem de seu nome seria em virtude de este ser inicialmente fabricado para consumo dos nobres do Reino de Portugal, que na época estavam estabelecidos no Brasil. Posteriormente, seu consumo se popularizou entre as classes mais abastadas do país e hoje em dia é amplamente consumido, principalmente nas épocas de Natal e de Festas Juninas.

Em Portugal, o conhecido «queijo flamengo»,[4] possui a mesma forma arrendondada e casca avermelhada, porém o sabor e a textura são completamente diferentes entre os dois queijos. A casca avermelhada é o resultado da mistura com o urucum. O uso do urucum é uma prova da utilização de produtos nativos das América pelos holandeses. Os indígenas comercializavam diretamente o urucum com os holandeses.

Queijo do reino mineiro

Compartilhe a página nas redes sociais:
Compartilhe essa p%aacute;gina por email: Compartilhe essa p%aacute;gina no Stumble Upon Compartilhe essa p%aacute;gina no Digg this Compartilhe essa p%aacute;gina no Facebook Compartilhe essa p%aacute;gina no Twitter

Category: :GASTRONOMIA, :QUEIJOS

Sobre o autor ()

Faça um comentário