8° Festival Diamantina GOURMET
O Festival Diamantina Gourmet, chega a 8ª edição e os restaurantes participam com pratos exclusivos para o evento. Tem também cozinha ao vivo, com vários chefs do estado.
A histórica Diamantina, cidade que fica a cerca de 300 quilômetros de Belo Horizonte, se prepara para receber um grande festival que vai reunir o melhor da culinária mineira em novembro. Durante esse período, o Festival Diamantina Gourmet vai movimentar os restaurantes da cidade com pratos que prometem surpreender os clientes.
Na sétima edição, o Festival chega carregado de novidades. A partir de agora, o Diamantina Gourmet passa a ter a curadoria definitiva dos chefs Edson Puiati e Flávio Trombino e organização de Flávia Botelho, da empresa de eventos Ampliar, e Marcos Valério, empresário da rede hoteleira e coordenador regional da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação/MG.
A proposta desta edição é que os chefs criem pratos que valorizem os ingredientes locais e mineiros. “Como a região é um polo turístico considerado patrimônio cultural da humanidade, expliquei que é muito importante valorizar a comida regional”, afirmou Puiati. Os envolvidos nessa grande manifestação gastronômica entenderam o recado. O cardápio vai trazer, por exemplo, costelinha de porco, cachaça, queijo Minas, carne de sol, alcatra suína com molho de rapadura e limão capeta e crispy de taioba.
Nove casas vão participar do evento. De acordo com o chef Edson Puiati, até os restaurantes que servem comidas típicas – árabe e japonês – aceitaram o desafio e criaram pratos que levam ingredientes regionais. “Ter no cardápio pratos e ingredientes que remetem ao Estado, mesmo que em forma de releitura, é a pegada. Todo mundo aceitou e ficou muito bacana”, contou.
A abertura será em 5 e 6 de novembro com uma grande festa que vai tomar a Praça do Mercado Velho. Por lá, diferentes chefs vão comandar a cozinha e os cursos são de graça e abertos ao público. Para embalar a plateia, estão programados shows de artistas locais. Também estão sendo articuladas parcerias para oferecer palestras com os produtores de queijo do Serro, que fica a cerca de 20 quilômetros de Diamantina, e com um produtor de vinho da região.
Outra grande novidade é o trabalho que envolve a Vila Educacional das Meninas. A instituição, administrada por um casal de suíços, presta assistência a meninas de 7 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social. No workshop comandado por elas, será apresentada a receita centenária do bolinho de arroz, preparado tradicionalmente no período das festas religiosas. “Elas vão fazer uma oficina lá na praça e vão levar alguns bolinhos para comercializar no fim de semana”, disse Puiati. As meninas também prometem encantar a plateia com a apresentação do coral da Vila Educacional.
Category: :GASTRONOMIA, =festival MUSICA, Diamantina